MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Alimentos funcionais, o que são?



Crtl -A
Crtl +A

Altera o tamanho das letras


Alimento funcional é aquele semelhante em aparência ao alimento convencional, consumido como parte de uma alimentação normal, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos desejáveis na manutenção da saúde. Além das suas funções nutricionais como fonte de energia e substrato para a formação de células e tecidos, possui, em sua composição, uma ou mais substâncias capazes de agir no sentido de facilitar os processos metabólicos, melhorando as condições de saúde, promovendo o bem-estar das pessoas e prevenindo o aparecimento precoce de doenças degenerativas, que levam a uma diminuição da longevidade.

O termo Alimentos Funcionais foi inicialmente proposto no Japão, em meados da década de 80, devido ao aumento na população de idosos e a preocupação, do governo, na prevenção das doenças crônicas e degenerativas.

O consumo destes alimentos promovem efeitos benéficos à saúde, como retardo no estabelecimento de doenças crônicas , melhora na qualidade e na expectativa de vida das pessoas.

  • Os grãos de cereais e de leguminosas, particularmente a aveia, os feijões, a soja, além das farinhas integrais ou farelos de trigo e de arroz, constituem excelentes fontes de fibra alimentar tanto em sua forma natural como processada.

  • As frutas e hortaliças naturais são recomendadas pela riqueza em vitamina C, carotenóides e pela ação antioxidante protegendo contra a evolução do envelhecimento, Você também pode consumir sucos de frutas naturais.

  • O chá (chá verde e preto) e o vinho tinto têm sido reconhecidos como benéficos à saúde, em quantidades moderadas, por conterem substâncias com propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

  • Peixes e outros produtos do mar também devem fazer parte da sua alimentação pela predominância dos ácidos graxos poliinsaturados da família w-3 e pela qualidade nutritiva e funcional de suas proteínas.

  • Produtos lácteos adicionados de culturas selecionadas como leite fermentado, especialmente os iogurtes, exerce importante ação inibitória sobre o desenvolvimento do câncer de cólon.

A oferta de alimentos funcionais manufaturados é muito grande e tem aumentado muito rapidamente nos últimos anos, desta forma, você tem inúmeras opções para tornar a sua alimentação mais saudável e melhorar a sua qualidade de vida.

1 comentários:

Anônimo

Nossa, eu imaginava uma coisa tão diferente, legal, bom saber.

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP