MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sábado, 18 de outubro de 2008

Idosos sim. Velhos jamais . Colaboração da leitora Ines Saldanha de Vitória - ES

Letícia Gonçalves
Dona Marilza está sempre atenta a dicas de
como viver melhor

De exercícios físicos a adaptações que podem ser feitas em residências, pequenas atitudes podem garantir uma velhice com saúde e qualidade de vida. A aposentada Marilza Alcântara, de 62 anos, tem uma vida agitada.

Além de fazer parte de um grupo de idosos, que assiste a palestras e troca idéias, ela canta em um coral, participa de um programa aberto à terceira idade e ainda tem tempo para a hidroginástica e a caminhada diária. Tudo isso faz a diferença. "A gente tem mais vontade de fazer as coisas, dorme melhor, a qualidade de vida melhora 100%", avalia.
Os banheiros são os locais de maior ocorrência de acidentes com idosos e, por isso, requerem atenção especial. "Uma barra de apoio pode ser colocada dentro do box e também ao lado do vaso sanitário. A porta do banheiro tem que ser uma porta de correr, porque se o idoso cair no banheiro não se consegue abrir a porta".


Outras medida que podem ser adotadas é a instalação de balizadores. Pequenas lâmpadas que, colocadas na parede, próximas ao chão, ajudam o idoso a visualizar melhor o piso à noite. E os tapetes devem ser recolhidos, assim como brinquedos de crianças. Essas atitudes podem evitar tropeços e quedas, muito perigosas para quem tem uma estrutura óssea frágil e pouca agilidade de locomoção.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP