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domingo, 7 de dezembro de 2008

Governo Eletrônico: O Que o Cidadão Pode Fazer pela Internet



Em todo o mundo cresce a implantação do acesso a serviços públicos e informações 24 horas por dia através de meios eletrônicos, o que é conhecido como governo eletrônico ou e.gov.

Essa política resulta em praticidade para o cidadão, que tem um acesso rápido e ininterrupto aos serviços oferecidos pela administração pública através de computadores e até mesmo outros aparelhos, como celulares.

No Brasil este tipo de procedimento ainda engatinha, mas já oferece algumas opções. O governo estadual paulista, por exemplo, criou um portal, o Cidadão São Paulo, que reúne as ações que podem ser realizadas pela Internet. É possível, por exemplo, criar um boletim de ocorrências eletrônico, consultar o número de pontos na carteira de motorista ou as multas no Detran.

O site é também um local conveniente para obter informações sobre diversos órgãos do governo estadual. É possível verificar antecipadamente os documentos necessários para obter a segunda via do RG, acessar informações sobre suas de água, luz e esgoto e até mesmo uma página específica sobre a terceira idade, com dicas sobre direitos do idoso, assistência e orientação sobre como ter acesso livre ao metrô e à CPTM.




Há ainda links para serviços municipais e federais. A partir de lá é possível consultar a situação do seu CPF ou verificar dados sobre Importo de Renda. A lista de serviços é extensa, vale a pena marcá-la em seus favoritos no navegador de Internet e consultá-la sempre que precisar de um serviço público.

Saiba mais dicas sobre o uso de Internet visitando meu blog: Nômade Bit

1 comentários:

Anônimo

Excelente postagem Carlos. obrigada.

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