MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mel , um santo remédio?



"Dizer que a ingestão de mel pode combater um mal específico é exagero, mas sabemos que ele é rico em antioxidantes e faz parte da nutrição saudável, propriedades que podem ajudar o corpo a se defender de algumas doenças, sobretudo as degenerativas", explica o médico Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Accursio lembra que algumas das propriedades terapêuticas atribuídas ao mel têm fundamento científico e salienta que ainda existem mitos sobre os reais benefícios proporcionados pelo alimento ao organismo humano.

"O efeito antibactericida do mel é comprovado quanto ao uso tópico. Ele ajuda a cicatrizar feridas e alivia picadas de insetos. Nos adultos, destaca-se uma ação pró-biótica, ou seja, que promove a regulação do intestino ao estimular o equilíbrio da flora intestinal", detalha.

Nos casos de diabete - caracterizada pela deficiência no metabolismo da glicose - o mel deve ser consumido com moderação. "É melhor do que o açúcar comum, mas não é inofensivo. Açúcares dos tipos cristal, refinado e mascavo são de rápida absorção pelo organismo, eles têm, portanto, alto índice glicêmico. O mel tem índice intermediário, que não chega a ser tão baixo como o do feijão, por exemplo. Assim, a ingestão do mel será liberada de acordo com o nível de atividade física do diabético e mediante o controle da doença. Só o médico pode definir a dose adequada para cada quadro", diz Accursio.

"O mel de girassol é o mais benéfico para diabéticos por apresentar baixo índice glicêmico, uma vez que contém mais frutose e menos glicose", diz Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia (Abran) e mestre em ciências da saúde, Durval Ribas Filho

A ingestão de mel indicada para adultos sem restrição à glicose é de 13 ml por dia. "Equivale a uma colher de sopa", compara. "O mel tem ação terapêutica e também possui propriedades estéticas, funcionando como adstringente na pele. Esses benefícios, contudo, estão relacionados ao mel puro, que não é encontrado com facilidade. Só por meio de análises laboratoriais é possível constatar essa pureza", completa.


Na compra: Observar se o mel possui selo de pureza e investigar sua procedência são medidas de segurança para consumir o produto, principalmente no caso de crianças. Em agosto de 2008 uma pesquisa do Ministério da Saúde aplicada a seis estados do País atestou que 7% das cem amostras de mel comercializadas por ambulantes e feirantes estavam contaminadas pelo bacilo clostridium botulinum,agente responsável pelo botulismo.


PROPRIEDADES

Mel puro contém potássio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B, enxofre, antioxidantes e cálcio. Ele tem, portanto, valor nutritivo superior ao do açúcar refinado, à base de cana - sendo mais indicado como adoçante. No quesito teor calórico, os dois alimentos são semelhantes: 1 grama de açúcar tem 4 calorias e 1 grama de mel possui 6 calorias.


Fonte: Abril.com

0 comentários:

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP