"O efeito antibactericida do mel é comprovado quanto ao uso tópico. Ele ajuda a cicatrizar feridas e alivia picadas de insetos. Nos adultos, destaca-se uma ação pró-biótica, ou seja, que promove a regulação do intestino ao estimular o equilíbrio da flora intestinal", detalha.
Nos casos de diabete - caracterizada pela deficiência no metabolismo da glicose - o mel deve ser consumido com moderação. "É melhor do que o açúcar comum, mas não é inofensivo. Açúcares dos tipos cristal, refinado e mascavo são de rápida absorção pelo organismo, eles têm, portanto, alto índice glicêmico. O mel tem índice intermediário, que não chega a ser tão baixo como o do feijão, por exemplo. Assim, a ingestão do mel será liberada de acordo com o nível de atividade física do diabético e mediante o controle da doença. Só o médico pode definir a dose adequada para cada quadro", diz Accursio.
"O mel de girassol é o mais benéfico para diabéticos por apresentar baixo índice glicêmico, uma vez que contém mais frutose e menos glicose", diz Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia (Abran) e mestre em ciências da saúde, Durval Ribas Filho
A ingestão de mel indicada para adultos sem restrição à glicose é de 13 ml por dia. "Equivale a uma colher de sopa", compara. "O mel tem ação terapêutica e também possui propriedades estéticas, funcionando como adstringente na pele. Esses benefícios, contudo, estão relacionados ao mel puro, que não é encontrado com facilidade. Só por meio de análises laboratoriais é possível constatar essa pureza", completa.
Na compra: Observar se o mel possui selo de pureza e investigar sua procedência são medidas de segurança para consumir o produto, principalmente no caso de crianças. Em agosto de 2008 uma pesquisa do Ministério da Saúde aplicada a seis estados do País atestou que 7% das cem amostras de mel comercializadas por ambulantes e feirantes estavam contaminadas pelo bacilo clostridium botulinum,agente responsável pelo botulismo.
PROPRIEDADES
Mel puro contém potássio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B, enxofre, antioxidantes e cálcio. Ele tem, portanto, valor nutritivo superior ao do açúcar refinado, à base de cana - sendo mais indicado como adoçante. No quesito teor calórico, os dois alimentos são semelhantes: 1 grama de açúcar tem 4 calorias e 1 grama de mel possui 6 calorias.
Fonte: Abril.com
0 comentários:
Postar um comentário