MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dengue ( 2 ) Como o vírus age no organismo?

Acontece assim: o Aedes Aegypt pica e infecta uma pessoa com o vírus da dengue. Esse víruis, que faz parte da família dos flavivírus, é um bicho muito simples: ele é formado por um filamento de material genético, envolvido por uma membrana que parece um envelope. Essa membrana é feita de um tipo de proteína chamada de " E ".
Como a estrutura do tal "envelope" tem 20 lados e forma uma espécie de esfera, o vírus acaba ficando parecido com...uma bola de golfe! Para completar, o vírus "dengoso" tem também uma membrana dupla de lipídios.

Quando o vírus da dengue entra em nosso sangue, ele funde sua membrana com a das células dos tecidos que envolvem os nossos vasos sanguíneos. Quando ele começa a se multiplicar, acontece uma inflamação nesses vasos, o que faz o sangue circular mais lentamente, causando pressão baixa.

Isso também prejudica a oxigenação dos órgãos. E a dengue é mesmo danada: além de atacar o nosso sistema circulatório, também provoca uma inflamação no fígado.

O vírus também afeta a produção das plaquetas no sangue. Cada pessoa tem, em média, 200 mil plaquetas. Quando você se corta e sai sangue, são elas que ajudam a tapar os buraquinhos dos vasos sanguíneos, e por isso ajudam na coagulação. No caso da dengue hemorrágica, a produção de plaquetas diminui muito.

Os sintomas são os mesmos da dengue "comum", mas quando a pessoa acha que está melhorando, aparecem sangramentos (hemorragias) na pele, na forma de manchas vermelhas, também chamadas de exantemas.
Por causa do ataque aos vasos sanguíneos, as gengivas e nariz também podem sangrar. Dentro do corpo a coisa também é complicada. Como os vasos ficam frágeis, se houver vazamento de líquidos do sangue, eles podem se acumular na pleura (membrana que envolve o pulmão) e no abdômem. O doente pode entrar em estado de choque. E nesses casos, a dengue pode matar.

Os sintomas são bem chatos: febre alta, dores em todo o corpo, principalmente nas articulações e nos olhos, dor de cabeça, fraqueza, gânglios (pequenas bolinhas) nas axilas, náuseas, vômitos. Por isso, se você sentir esses sintomas, não perca tempo: procure um médico! Não existe remédio para a dengue. Só repouso, beber bastante líquido, e evitar remédios à base de ácido acetil salicílico (o conhecido AAS ou aspirina). É que a aspirina não combina com a dengue. Apesar de baixar a febre e diminuir as dores, a aspirina diminui a capacidade de uma plaqueta aderir à outra, facilitando as hemorragias.

AS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE DISPONÍVEIS NESTE BLOG TEM O PAPEL DE ORIENTAR E NUNCA SUBSTITUIR, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS VISITANTES DO BLOG E OS SEUS MÉDICOS E/OU PRESTADORES DE CUIDADOS DE SAÚDE.

1 comentários:

Anônimo

muito legal o conhecimento dado pelo texto,parabens e muito genial

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP