MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mel , um santo remédio?



"Dizer que a ingestão de mel pode combater um mal específico é exagero, mas sabemos que ele é rico em antioxidantes e faz parte da nutrição saudável, propriedades que podem ajudar o corpo a se defender de algumas doenças, sobretudo as degenerativas", explica o médico Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Accursio lembra que algumas das propriedades terapêuticas atribuídas ao mel têm fundamento científico e salienta que ainda existem mitos sobre os reais benefícios proporcionados pelo alimento ao organismo humano.

"O efeito antibactericida do mel é comprovado quanto ao uso tópico. Ele ajuda a cicatrizar feridas e alivia picadas de insetos. Nos adultos, destaca-se uma ação pró-biótica, ou seja, que promove a regulação do intestino ao estimular o equilíbrio da flora intestinal", detalha.

Nos casos de diabete - caracterizada pela deficiência no metabolismo da glicose - o mel deve ser consumido com moderação. "É melhor do que o açúcar comum, mas não é inofensivo. Açúcares dos tipos cristal, refinado e mascavo são de rápida absorção pelo organismo, eles têm, portanto, alto índice glicêmico. O mel tem índice intermediário, que não chega a ser tão baixo como o do feijão, por exemplo. Assim, a ingestão do mel será liberada de acordo com o nível de atividade física do diabético e mediante o controle da doença. Só o médico pode definir a dose adequada para cada quadro", diz Accursio.

"O mel de girassol é o mais benéfico para diabéticos por apresentar baixo índice glicêmico, uma vez que contém mais frutose e menos glicose", diz Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia (Abran) e mestre em ciências da saúde, Durval Ribas Filho

A ingestão de mel indicada para adultos sem restrição à glicose é de 13 ml por dia. "Equivale a uma colher de sopa", compara. "O mel tem ação terapêutica e também possui propriedades estéticas, funcionando como adstringente na pele. Esses benefícios, contudo, estão relacionados ao mel puro, que não é encontrado com facilidade. Só por meio de análises laboratoriais é possível constatar essa pureza", completa.


Na compra: Observar se o mel possui selo de pureza e investigar sua procedência são medidas de segurança para consumir o produto, principalmente no caso de crianças. Em agosto de 2008 uma pesquisa do Ministério da Saúde aplicada a seis estados do País atestou que 7% das cem amostras de mel comercializadas por ambulantes e feirantes estavam contaminadas pelo bacilo clostridium botulinum,agente responsável pelo botulismo.


PROPRIEDADES

Mel puro contém potássio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B, enxofre, antioxidantes e cálcio. Ele tem, portanto, valor nutritivo superior ao do açúcar refinado, à base de cana - sendo mais indicado como adoçante. No quesito teor calórico, os dois alimentos são semelhantes: 1 grama de açúcar tem 4 calorias e 1 grama de mel possui 6 calorias.


Fonte: Abril.com

Jardinagem é bom exercício físico

Cuidar das flores e plantas de casa faz bem não apenas para o jardim mas também para a saúde. Pesquisa feita pela Universidade do Estado do Kansas (EUA) sugere que a jardinagem pode ser benéfica como atividade física para pessoas com mais de 65 anos de idade. Para os mais velhos, cuidar de plantas por 30 minutos na maioria dos dias de uma semana equivale a fazer uma atividade física



De acordo com o estudo preliminar, se praticada por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana tempo recomendado pelos centros de prevenção e controle de doenças e pela Universidade de Medicina Esportiva dos EUA, a atividade é equivalente ao exercício físico necessário para melhorar o condicionamento físico de idosos.

Por envolver movimentos que exigem força muscular, como cavar buracos e arrancar ervas daninhas, tomar conta de um jardim pode aumentar a densidade de minerais nos ossos, tornando-os mais resistentes.

Para os autores do estudo, do qual participaram 14 voluntários com idades entre 63 e 86 anos, a variedade de atividades implicadas na jardinagem é uma das razões que a tornam atraente.


Fonte: Folha de São Paulo

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP