MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

domingo, 5 de outubro de 2008

Postagens Transferidas.




Amigos,

Todas as postagens de receitas culinárias que aqui estavam
agora, estão aqui é só clicar, e localizá-las pelo índice.

Obrigada!


Idoso saudável


Alguns cuidados podem agregar mais qualidade de vida ao o dia-a-dia de quem está na terceira idade

Doenças Cardiovasculares: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outras) matam cerca de 17,5 milhões de pessoas no mundo por ano, sendo que 80% destas mortes ocorrem em países em desenvolvimento como o Brasil. “Sem dúvida, a prevenção é a melhor forma de chegar à velhice com qualidade de vida. E o que se percebe é que as doenças coronarianas são líderes em mortalidade tanto em homens quanto em mulheres”, salienta o cardiologista da Quanta Diagnóstico Nuclear, Dr. João Vítola.

Como prevenir: “Prevenção significa incluir a prática de atividade física no seu di-a-dia, ter dieta saudável, peso corporal adequado, procurar diminuir a ansiedade, combater ao colesterol total, combater ao diabetes, evitar fumo e bebidas alcoólicas, controlar a pressão arterial e fazer visitas periódicas ao médico”, afirma o médico cardiologista Alexandre Alessi, do Hospital Nossa Senhora das Graças. “A alimentação saudável rica em fibras vegetais, com baixo consumo de gordura animal e carne vermelha, dando preferência por carnes brancas e peixe, também faz parte de uma estratégia de prevenção de doença cardíaca”, completa Dr. João Vítola.

Má-alimentação: A obesidade e a anemia são doenças ligadas à má-alimentação e podem levar a complicações, especialmente na terceira idade e quando se tem doença associada. Por isso, alguns cuidados são muito importantes, entre eles estão: atividade física, alimentação balanceada e mastigação.

Como tratar - Mastigação: Com os dentes comprometidos, o indivíduo não mastiga corretamente, prejudicando a digestão e levando a uma baixa ingestão de nutrientes essenciais. “Sem a devida reposição dental, fica difícil mantermos uma boa qualidade na alimentação, com ingestão de frutas, verduras cruas, cereais e alimentos integrais”, observa a nutricionista da Clínica Contato, Dra. Juliana Garcia.

Para resolver o problema, o tratamento mais eficaz é o implante dental osseointegrável, que não pode ser removido como as dentaduras e outras próteses. “Esse tipo de reabilitação tem benefícios tanto funcionais quanto estéticos e ajudam na manutenção da quantidade óssea do maxilar, o que evita a deformação facial nas idades mais avançadas”, explica o cirurgião-dentista da Clínica Contato, Fabiano Alvim-Pereira.

Como tratar - Obesidade: “Pessoas na terceira idade devem fazer exercícios. A melhoria na condição física traz inúmeras vantagens, inclusive o retardamento do processo de envelhecimento biológico, favorecendo a longevidade”, explica Raul Osieck, educador físico, professor do Grupo CBES. Os exercícios mais indicados são aqueles que promovem ganho de flexibilidade, força e propicia condição aeróbica, como caminhadas e ciclismo, e deve ser evitado qualquer esforço concentrado, de alta intensidade e curta duração.

Incontinência urinária: Trata-se da perda involuntária de urina. “Esse problema leva o indivíduo a ter problemas sociais, pois causa situações de constrangimento. O paciente acaba por se afastar de seus relacionamentos e esconder o problema, podendo desenvolver quadros de depressão e agravamento da condição de saúde”, explica a coordenadora do curso de especialização em Uroginecologia do Grupo CBES, a fisioterapeuta Maura Seleme.

Como tratar: Além de cirurgia, um tratamento eficaz é a fisioterapia uroginecológica, que tem como a maior conscientização corporal. Para isso são utilizados exercícios fisioterápicos, terapias manuais, ginástica hipopressiva. “Apesar de pouco conhecida, essa prática da fisioterapia pode servir aos mais diferentes tipos de pacientes. Tanto o homem que retirou recentemente um câncer de próstata e apresenta incontinência quanto uma mulher grávida que precisa de orientação para prevenir o problema”.

Dores nas costas: De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial vai sofrer pelo menos uma vez com dores nas costas. “Existem dois grupos de pessoas: os que sofrem de dor na coluna e aqueles que ainda irão sofrer”, salienta a fisioterapeuta especialista em reeducação postural global da Clínica Contato, Dra. Ana Lucia Nunes Motta. Entre os principais fatores que causam as posturas inadequadas estão a rotina da vida moderna e a perda, cada vez maior, dos hábitos e condições de vida naturais. As pessoas passam muito tempo sentado no carro, na frente do computador ou da televisão.

Como tratar: Pode ser tratada de várias formas, entre elas com acupuntura e com Reeducação Postural Global (RPG). O RPG é uma técnica muito utilizada para correção postural, indicada para todas as idades, é realizada por meio de oito posturas estáticas, que atuam para que os músculos posteriores se alonguem e os dinâmicos de contraiam, chegando a colocação ideal.

AS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE DISPONÍVEIS NESTE BLOG TEM O PAPEL DE ORIENTAR E NUNCA SUBSTITUIR, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS VISITANTES DO BLOG E OS SEUS MÉDICOS E/OU PRESTADORES DE CUIDADOS DE SAÚDE.

Fonte: Revista Fator


  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP