MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Plante uma idéia.


Clique na imagem para ampliar

Ctrl - A
Ctrl+ A
Altera o tamanho
da letra

Sua rua não tem praça? Tudo bem. Tem muita coisa bacana para fazer. Calçada verde, por exemplo, que é bonita e ainda reduz a impermeabilização do solo da cidade. Outras opções são canteiros junto ao muro, com arbustos, para criar uma cerca viva, um painel verde. Enfeite com flores e plantas de folhagem colorida. Próximo ao meio-fio, plante árvores, mas cuidado. Espécies que crescem muito podem prejudicar a rede elétrica e as que criam raízes profundas podem interferir na rede de água e esgotos - além de estragar o piso da calçada. Então, antes, contate a prefeitura para saber o que plantar e se é permitido plantar.

As casas de muro baixo são perfeitas para as pessoas integrarem sua moradia à calçada. "No jardim, os moradores podem colocar casinhas de passarinho com alpiste ou frutas para atrair aves ou plantar espécies frutíferas. Numa árvore grande, por que não colocar um balanço?", sugere a urbanista Regina Monteiro. Ela ainda completa dando uma bacana dica simples: ao pé de árvores, a terra pode ser preenchida com flores tipo maria-sem-vergonha ou margaridas - uma bela maneira de colorir a rua.

Use a regra a seu favor
  • Toda calçada deve ter uma área de pelo menos 90 centímetros pavimentados para pedestres, carrinhosde bebê e cadeiras de rodas. Já que tem que fazer, por que não botar alguma intenção e deixar bonito?
  • É proibido, por lei, arrancar ou podar árvores sem autorização da prefeitura. Em compensação, em muitos casos a prefeitura faz o serviço para você, basta pedir.
  • Consulte a prefeitura antes de instalar na rua ou na praça qualquer equipamento (como um banco). Lembre-se: ao menos em tese, as restrições servem para garantir o conforto de todos.
  • O poste é patrimônio da companhia de energia elétrica. É proibido pintá-lo sem autorização. Além disso, quem não tem conhecimento técnico pode levar um choque elétrico.
  • Use o bom senso, os conselhos da prefeitura ou de um paisagista na escolha do canteiro para a calçada. Espécies com espinhos ou pontas podem machucar os pedestres, as crianças do vizinho (ou as suas).
  • Converse com seus vizinhos. Quem sabe eles não topam a empreitada e todos usam o mesmo pavimento nas calçadas, dando continuidade visual à rua.
  • Se for adotar uma praça, tenha em mente o público que já freqüenta o espaço e as pessoas que você vai atrair com eventuais modificações.
  • Enquanto a praça está sob sua responsabilidade, você pode ser até multado se não cuidar bem dela. Mas a adoção não é um encargo eterno. Se você não quiser mais cuidar da praça, pode transferir a tarefa para outra pessoa ou devolver a área para a prefeitura.
  • A lista de árvores recomendadas para plantio na calçada dá uma idéia de como há muito a ganhar no espaço público, apesar das restrições. Basta imaginar o que é ter em frente de casa um exemplar de resedá, flamboyantzinho, ipê-amarelo, ipê-roxo, angelim-doce, pitangueira ou faveira.

Mais detalhes aqui



  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP