MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sábado, 21 de junho de 2008

À UMA NOVA POSTURA



À uma nova postura.

Prevenindo a Anemia.

Alimentos enriquecidos com ferro, aliado no combate à anemia.

Os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.

Apesar de não se ter dados precisos, sabe-se que a anemia ocorre com maior freqüência entre as mulheres do que entre os homens devido principalmente, à perda mensal de sangue ocasionado pela menstruação e, no caso da gestante, devido ao aumento das necessidades de nutrientes para a formação do feto.

A melhor arma para a prevenção da anemia desencadeada pela deficiência de nutrientes é, sem dúvida, a alimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro e os enriquecidos ou fortificados com o mineral.

As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal - fígado e carnes de qualquer animal - pelo fato de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, leite e ovos não são boas fontes de ferro, no entanto, já existe no mercado leite enriquecido com ferro, sendo este último, uma boa opção.

Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se: as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha), os cereais integrais ou enriquecidos, as nozes, castanhas e as hortaliças (couve, batata, brócoli, taioba, salsa). O ferro dos alimentos de origem vegetal não apresenta tão boa absorção quanto os de origem animal. Portanto, para melhorar essa absorção é necessário o consumo de alimentos "estimulantes", como carnes (de qualquer tipo) e alimentos com alto teor de vitamina C (acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho, tomate) na mesma refeição.

Quando consumidos em grande quantidade após as refeições, o chá e café, são agentes inibidores da absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal pelo nosso organismo.

As informações acessadas através do blog http://espacomelhoridade.blogspot.com que tem por objetivo a informação, divulgação e orientação acerca de temas de saúde entre outros, não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional da área.

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP