MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Santa Catarina precisa de ajuda



saiba mais sobre como ajudar via Defesa Civil: http://www.lumiarprojetos.com.br/Texto.aspx?id=423

O idoso, você e o Natal



A Suelly, leitora do blog deixou um comentário sobre a postagem abaixo, além de muito simpático e gentil, ela dá "dicas" que achei muito pertinentes, por isso achei por bem publicar aqui e não no espaço destinado aos comentários.

Obrigada, Suelly.


Silvia, que lindo o seu post, carinhoso e sincero sempre com idéias criativas e positivas para cumprirmos nossos deveres de solidariedade, principalmente neste momento em que uns tão felizes e outros tantos tão desolados ,pela chegada das festas de final de ano.

Hoje eu mesmo recebi um telefonema de uma pessoa amiga e muito idosa, que constrangida não quer ir morar com o filho, mas já não lhe é permitida, pela pouca saúde que lhe resta, morar só, "mudar a vida de um idoso requer carinho e cuidados, é muito significativo tudo que lhes restam", mas como até o momento me envolvi com médicos terapeutas fisioterapeutas e nutrição para ela, tenho que deixar a familia decidir, penso que não seria a melhor hora para tal decisão, mas cabe a cada um a sua parcela, "mas dias felizes ainda passarei nos nossos encontros".

Blog da Suelly: Anis Com Canela

O idoso, você e o Natal

O Natal é um tempo ocupado, no planejamento das férias, na compra dos presentes no planejamento do cardápio da ceia, o tempo com a família, se torna ainda mais escasso. Muitas vezes ignorado durante esse período, os idosos se entristecem, quando não, ficam deprimidos, já que as suas limitações físicas os impede de terem as mesmas atividades que os seus familiares.

No entanto, é possível com pequenas ações mudar este quadro.

Pessoas idosas são muitas vezes solitárias, devido ao fato de terem pouca interação com outras pessoas durante o dia. Muitos idosos se alegram apenas conversando com outros, e porque não você parar por alguns instantes para um papinho?


Todos nós temos o tempo que recebemos presentes, com eles, não é diferente, fazer alguma coisa ou comprar um presente é uma ótima maneira de mostrar um idoso que você se preocupa com ele e que ele não foi esquecido. É possível até que alguns queiram comprar presentes, mas se sintam intimidados com o volume de pessoas nas lojas, ofereça a sua ajuda nas compras, mas ofereça, porque é muito provável que por mais desejosos que eles estejam, não irão pedir.

Embora muitos idosos gostariam de ter uma árvore de Natal ou de luzes em sua casa muitas vezes, não as tem devido às limitações físicas de seu corpo.Você pode ajudá-los a conseguir o que querem, oferecendo ajuda para decorar sua casa, ofereça, é muito provável que eles não peçam.

Faça com alegria, até porque um dia todos nós vamos finalmente saber “se morrer afinal é apenas continuar vivo”.



Movimento do amor - Ai Chi - Método terapêutico oriental
















Amor-energia. Este é o significado literal da expressão Ai Chi, que dá nome ao método criado pelo japonês Jun Konno, especialista em Educação Física. Bastante difundido no Japão, Europa e Estados Unidos, aos poucos, o Ai Chi ganha mais adeptos no Brasil. Trata-se de uma seqüência de movimentos lentos e contínuos, feitos dentro de uma piscina aquecida, e combinados a técnicas de respiração. Segundo adeptos, a prática relaxa, ajuda a minimizar o estresse e dores, aumenta o equilíbrio e faz a energia circular pelo corpo. De quebra, pode combater a insônia.

Jun Konno batizou o método em homenagem à sua filha, que se chama Ai (amor) e é portadora de deficiência. A base para os movimentos vem do Tai Chi Chuan e um dos objetivos é fazer a energia vital circular pelos meridianos do corpo - um dos principais é o que passa ao redor do coração. "Quando sentimos emoções negativas, como raiva, a tendência é enrijecer essa região peitoral. E a energia acaba sendo bloqueada", explica o preparador físico e diretor da Aquabrasil, Marcelo Roque, que costuma usar o Ai Chi como parte das aulas de hidroginástica.

Quem trouxe a técnica para o Brasil foi o professor de Educação Física, especializado em modalidades aquáticas, Paulo André Poli de Figueiredo.

PREVENÇÃO

Ai Chi promove um melhor equilíbrio do corpo, remédio contra as quedas - um dos piores inimigos da velhice. "Melhora também a coordenação motora." Para alcançar bons resultados, acrescenta, o ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana, em sessões de 45 minutos cada.

"A água dá suporte para fazer exercícios que não é possível realizar no chão. favorece o equilíbrio, ameniza a dores e melhora a qualidade do sono. os exercícios fortalecem os músculos, dão mais flexibilidade e mobilidade".

Lembrando que, qualquer pessoa que vai iniciar qualquer prática de exercício, deve submeter-se à uma avaliação médica.



  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP