MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sábado, 26 de julho de 2008

26 de Julho - Dia da vovó

Beijos do Espaço Melhor Idade para todas vocês!

O cheiro de bolo quente, pão de queijo e outros quitutes estão gravados em nossa memória, mesmo que nunca tenhamos convivido com nossa vovó. Isso se explica pela imagem da vovó tradicional, já tão arraigada em nossa mente.

A figura da vovó está, geralmente, associada a uma cadeira de balanço, óculos redondos e tricô. Durante muitos e muitos anos, esse estereótipo ficou gravado em nossa memória: a bondosa velhinha, contadora de lindas histórias e preparadora de deliciosos quitutes.Mas seja qual for o estilo de vovó, moderna ou não, elas estarão sempre vivas em nossos corações.

Com o passar dos anos, essa tradicional vovó foi sendo substituída por outra mais atual. A vovó moderna também desenvolve outras atividades fora do lar. Ela trabalha em lojas, fábricas, escolas, repartições públicas, enfim, ela participa da economia do país. Essa mudança parece simples, mas romper com as tradições não é nada fácil.

As vovós de hoje lutaram para conquistar esse espaço na sociedade. O amor pelos netos não diminuiu, mas sua auto-estima é que aumentou. As vovós modernas sabem que a saúde mental de uma pessoa também depende do lazer e do trabalho, por isso conciliam família a uma vida social mais ativa (visita a amigas, voluntariado em obras sociais etc.). Mas essa modernidade não atinge todas as vovós.

Ainda há muitas tradicionais que optaram por apenas cuidar dos netos. Sem dúvida alguma, o papel que elas desempenham é muito importante, porque desta maneira, suas noras e filhas podem trabalhar tranqüilas, cientes de que seus filhos não poderiam estar em mãos melhores.

Dizem que ser vovó é ser mãe duas vezes, com a vantagem de terem o direito de "estragar" os netos, mimando-os mais do que o necessário. Mas as vovós também ajudam a educar as crianças e a resolver problemas práticos como buscar o neto na escola ou algo parecido. Quem já não desejou um dia estar deitada no colo da vovó recebendo dela um cafuné ou uma palavra de carinho?

Amá-las e respeitá-las, significa celebrar diáriamente a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria.

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP