MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dengue ( 3) Como é que se" pega" a dengue? - Cuidados


O Aedes adora morar perto de gente, porque é onde ele encontra o paraíso para seus filhotinhos: água parada e sangue fresquinho. Ele só pica durante o dia, e não faz aquele zumbido dos pernilongos para avisar que está chegando. Então, não tem jeito: é arregaçar as mangas e mãos à obra!

Agora, imagine: uma fêmea pode picar até 300 pessoas antes de morrer. Cada Aedes que picar uma pessoa contaminada passa a doença adiante. Para piorar essa "bola de neve", a fêmea também pode passar o vírus para seus ovos. E aí, já viu: os mosquitos já nascem com o vírus da dengue, sem precisar picar uma pessoa contaminada!

O Aedes adora morar perto de gente, porque é onde ele encontra o paraíso para seus filhotinhos: água parada e sangue fresquinho. Ele só pica durante o dia, e não faz aquele zumbido dos pernilongos para avisar que está chegando. Então, não tem jeito: é arregaçar as mangas e mãos à obra!

    - Não guarde pneus velhos ou qualquer outro objeto que possa acumular água.
    - Lave sempre as vasilhas de água de seu cachorro ou gato, e também os bebedouros dos passarinhos
    - Coloque areia nos pratinhos das plantas e xaxins, ou borra de café (aquele pozinho que fica no coador). A borra impede o desenvolvimento das larvas.
    - Ao jogar a água fora dos pratinhos das plantas, lave-os bem.
    - Os ovos podem ficar escondidos, só esperando uma chuva.
    - Se você tem bromélias no jardim, cuidado! O formato das folhas faz com que acumulem água.
    - Fique de olho nelas, mantenha as plantas secas, ou jogue borra de café na base das folhas.
    - Nunca deixar caixas d'água, latões de lixo e outros "berços de mosquisto" sem tampa!
    - Se estiver em algum lugar com muito mato, ou perto de algum foco conhecido do mosquito, não esqueça de passar repelente.


Dengue ( 2 ) Como o vírus age no organismo?

Acontece assim: o Aedes Aegypt pica e infecta uma pessoa com o vírus da dengue. Esse víruis, que faz parte da família dos flavivírus, é um bicho muito simples: ele é formado por um filamento de material genético, envolvido por uma membrana que parece um envelope. Essa membrana é feita de um tipo de proteína chamada de " E ".
Como a estrutura do tal "envelope" tem 20 lados e forma uma espécie de esfera, o vírus acaba ficando parecido com...uma bola de golfe! Para completar, o vírus "dengoso" tem também uma membrana dupla de lipídios.

Quando o vírus da dengue entra em nosso sangue, ele funde sua membrana com a das células dos tecidos que envolvem os nossos vasos sanguíneos. Quando ele começa a se multiplicar, acontece uma inflamação nesses vasos, o que faz o sangue circular mais lentamente, causando pressão baixa.

Isso também prejudica a oxigenação dos órgãos. E a dengue é mesmo danada: além de atacar o nosso sistema circulatório, também provoca uma inflamação no fígado.

O vírus também afeta a produção das plaquetas no sangue. Cada pessoa tem, em média, 200 mil plaquetas. Quando você se corta e sai sangue, são elas que ajudam a tapar os buraquinhos dos vasos sanguíneos, e por isso ajudam na coagulação. No caso da dengue hemorrágica, a produção de plaquetas diminui muito.

Os sintomas são os mesmos da dengue "comum", mas quando a pessoa acha que está melhorando, aparecem sangramentos (hemorragias) na pele, na forma de manchas vermelhas, também chamadas de exantemas.
Por causa do ataque aos vasos sanguíneos, as gengivas e nariz também podem sangrar. Dentro do corpo a coisa também é complicada. Como os vasos ficam frágeis, se houver vazamento de líquidos do sangue, eles podem se acumular na pleura (membrana que envolve o pulmão) e no abdômem. O doente pode entrar em estado de choque. E nesses casos, a dengue pode matar.

Os sintomas são bem chatos: febre alta, dores em todo o corpo, principalmente nas articulações e nos olhos, dor de cabeça, fraqueza, gânglios (pequenas bolinhas) nas axilas, náuseas, vômitos. Por isso, se você sentir esses sintomas, não perca tempo: procure um médico! Não existe remédio para a dengue. Só repouso, beber bastante líquido, e evitar remédios à base de ácido acetil salicílico (o conhecido AAS ou aspirina). É que a aspirina não combina com a dengue. Apesar de baixar a febre e diminuir as dores, a aspirina diminui a capacidade de uma plaqueta aderir à outra, facilitando as hemorragias.

AS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE DISPONÍVEIS NESTE BLOG TEM O PAPEL DE ORIENTAR E NUNCA SUBSTITUIR, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS VISITANTES DO BLOG E OS SEUS MÉDICOS E/OU PRESTADORES DE CUIDADOS DE SAÚDE.

Dengue o que é? (1 )

A dengue é uma doença causada por um vírus com 4 variedades. Por isso ainda não existe uma vacina definitiva, pois não adianta imunizar uma pessoa contra um tipo de vírus, já que ela ficaria indefesa contra os outros.

Não tem gente que toma vacina contra o vírus da gripe e fica gripado? Pois é, os vírus são muito difíceis de serem combatidos, pois são capazes de mudar sua estrutura para se defender do ataque das vacinas.

O Brasil já registrou os quatro tipos de vírus, principalmente o tipo 1 e 2. No verão de 2002, apareceu o tipo 3. E isso é muito ruim, pois a dengue fica pior a cada contaminação. Uma pessoa que já foi infectada por um tipo de vírus tem mais facilidade de ser infectada de novo. E esta segunda infecção pode ser bem pior que a primeira, pois aumentam as chances de se contrair a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, que pode matar.

Remover formatação da seleção

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP