MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Conheça o colesterol e os danos que ele causa


O colesterol possui uma estrutura diferente das demais gorduras, mas é considerado como tal por não se dissolver na água. Está presente nos alimentos, com exceção dos vegetais, e desempenha papel de precursor para a fabricação de alguns hormônios, da vitamina D e dos ácidos biliares.

O órgão responsável pela maior produção de colesterol é o fígado. O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal: leite integral e seus derivados, carnes vermelhas gordurosas, pele de aves, bacon, embutidos, gema de ovo, vísceras e frutos do mar.

O colesterol possui relação com as doenças cardiovasculares, porém dAlinhar ao centroesempenha importantes funções no organismo, como integrar todas as membranas e organelas e ser precursor dos ácidos biliares, da vitamina D e dos hormônios esteróides (hormônios sexuais, cortisol e aldosterona).

Lipoproteinas: (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

Dessa maneira, a HDL é conhecida por fazer o transporte reverso do colesterol e, com isso, diminuir o risco de doença cardiovascular. É conhecida como bom colesterol . A lipoproteína de baixa densidade (low density lipoprotein) é considerada uma lipoproteína rica em colesterol que perfaz 50% do seu conteúdo. A LDL tem como função levar para os tecidos essa gordura, uma vez que ela contém o colesterol exógeno e endógeno.
Entretanto, a captação da LDL pelos tecidos e, portanto, do colesterol que ela transporta, depende da necessidade que esses tecidos apresentam e é regulada pela concentração de colesterol dentro das células. É popularmente conhecida como colesterol ruim .




Thelma F. Feltrin Rodrigues é docente em Nutrição
Imagem: silvia masc

Sol: o mocinho e o vilão da saúde




Ele pode ser rotulado de vilão a mocinho em segundos. Tudo depende da dose, como nos remédios. Diariamente silenciosamente, o sol, além de beneficiar a saúde, pode contribuir, e muito, no aparecimento de doenças. Mesmo sem ainda dar muito o ar da graça por aqui, o Brasil está às vésperas do verão, estação em que o convite para sair da toca é prontamente atendido por qualquer um. Por isso, toda a atenção quanto à prevenção é necessária.

Além de garantir um bronzeado extra à pele, o sol é importante para os ossos. Você sabia que a falta de exposição solar contribui para a deficiência de vitamina D no organismo? Pois é, e essa falta pode acarretar em doenças graves como raquitismo, osteomalácia e osteoporose, por exemplo. No entanto, pegar sol demais também não é lá recomendado. Além de tumores, a exposição demasiada ao sol sem proteção causa envelhecimento. Sem contar que cerca de 90% dos casos de câncer de pele são encontrados nos braços, colo, mãos e rosto devido à exposição errônea.

A sugestão aqui, então, é moderar. Especialistas recomendam a exposição diária ao sol de, pelo menos, 15 minutos para prevenir doenças e ajudar no combate à caspa, à seborréia ou à depressão. Porém, se expor desprotegido ao sol, principalmente das 10h às 16h, é abrir chances maiores ao desenvolvimento de outras doenças, e até mais graves. Conhecidos da população por nomes, os raios UVA e UVB são grandes vilões relacionados ao câncer de pele - de maior incidência no País, e avançando cada vez mais em homens.

A melhor forma de se prevenir é usar regularmente o filtro solar, em camadas mais grossas, mesmo que a pele fique esbranquiçada, pelo menos meia hora antes de se expor ao sol e repita o filtro a cada 2 horas.


Leia mais aqui


  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP