MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Medicamentos - Hospital Universitário - USP



Medicação

Mitos e verdades sobre o Diabetes




Depois que você recebeu o diagnóstico de Diabetes, você fica mais propenso a receber informações erradas sobre a patologia. Alguns mitos baseiam-se em informações de 20 anos atrás. Outros persistem apesar de sua completa falta de precisão. Para ajudá-lo a seguir seguem algumas informações importantes:

Mito: O Diabetes é causado pela ingestão excessiva de açúcar.

Verdade: Ninguém tem absoluta certeza do que causa o Diabetes, mas nós sabemos o que não causa. Embora o Diabetes tipo 2 esteja associado a obesidade e possa ser rastreado nas famílias, ele não está diretamente ligado à ingestão de açúcar, ou passa de uma pessoa para outra.

Mito: Pessoas com Diabetes não devem comer açúcar ou amido, só devem comer alimentos especiais para quem tem Diabetes.

Verdade: Até há poucos anos, esse mito era considerado uma verdade. Foi só em meados da década de 1990 que a principal fonte de informações sobre Diabetes, a American Diabetes Association (ADA), mudou seu ponto de vista sobre o açúcar, depois de uma nova pesquisa nutricional. Atualmente, não há alimentos considerados proibidos, desde que sejam consumidos com moderação, dentro de um plano alimentar bem equilibrado. Na verdade, alguns alimentos especiais sem açúcar estão, muitas vezes, carregados de outros carboidratos e ingredientes artificiais então neste caso, o melhor, seria consumir alimentos menos industrializados. Converse com sua nutricionista ou com o seu médico e peça orientação a respeito de quais alimentos seriam mais indicados.

Mito: Pessoas com Diabetes não podem realizar certas tarefas.

Verdade: Por muitos anos, pessoas com Diabetes eram impedidas de certos compromissos, de dirigir, e ficavam de fora de outras profissões. Mas depois que a população descobriu que as pessoas com Diabetes, muitas vezes, cuidam-se mais do que as demais pessoas, essas tarefas deixaram de ser excluídas a quem tem Diabetes.

Mito: Mulheres com Diabetes não devem engravidar nem amamentar.

Verdade: Mulheres com Diabetes devem fazer acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e controlar devidamente sua glicemia antes de engravidar. Mulheres com Diabetes tipo 1 têm 1-2% de chances de passar Diabetes para seus filhos, e mulheres com Diabetes tipo 2 têm 30% de chances.¹ Amamentar também é recomendado, por ser bom para a mãe e para o bebê. Se você decidir amamentar, você vai precisar trabalhar com seu médico e nutricionista, para ajustar sua alimentação enquanto estiver amamentando.

Mito: Uma vez que você está recebendo insulina ou outros medicamentos para o Diabetes, você pode comer o que quiser.

Verdade: A possibilidade de existir impotência sexual é uma das questões mais marcantes para os homens que têm diabetes, especialmente para os que usam insulina. De acordo com a Dra. Denise, embora a impotência seja uma complicação do diabetes, sua ocorrência não está ligada ao uso da insulina. Pelo contrário, a falta de tratamento adequado para a glicemia, o colesterol e a pressão alta acelera e aumenta a chance de seu aparecimento. “muitas vezes, introduzindo a insulina e controlando a glicemia, conseguimos melhorar o quadro de impotência sexual”, declara.

A endocrinologista comenta ainda que, se a pessoa com diabetes está com a glicemia bem controlada, não sofre alteração de libido ou desejo sexual.

Verdade: Insulina ou outros medicamentos orais para o Diabetes, são apenas parte do tratamento. Aliado a eles estão: a alimentação adequada, atividade física regular e a monitorização freqüente da glicemia. Manter um nível de peso saudável por meio de um plano alimentar e de atividade física regulares ajuda a insulina e os outros medicamentos a funcionarem mais efetivamente e em alguns casos, estes podem ser até diminuídos. A cura para o Diabetes ainda não existe e tanto a insulina quanto os medicamentos orais não substituem os cuidados que você deve ter consigo mesmo.

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP