MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Simulação do Preço do Táxi


Taxímetro Online
Calcula o preço do táxi em qualquer horário ou dia.
Atende: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória e Recife.

Além de dar o valor da "corrida do Táxi" em bandeira 1 e 2, fornece o itinerário e o mapa.! Facílimo de usar! Basta preencher os endereços de Origem e Destino, com os respectivos Bairros.
http://precodotaxi.com/

(Dica da Simone Czeresnia obrigada, Si )

Arte, alimento para melhor idade


Um dos quadros de Dna. Lourdes

No dia 23 de junho de 2008, publiquei aqui um post, com o título:

A linda história da Dna. Lourdes! 74 anos, belíssimo exemplo

Lendo a matéria abaixo, me lembrei dela.

Aos 80 anos de idade, uma senhora com memória e disposição física de fazer inveja em muitos jovens não perde uma aula de pintura. Cercada de amigos, às vezes chega atrasada à aula por causa das sessões de fisioterapia. O ambiente que a cerca é uma sala com muita cor e luz. Sobre uma mesa de canto, um moderno aparelho de som enche o ambiente com a ópera “Tristão e Isolda” de Wagner, “Carmen de Bizet, ou composições de Mozart, Beethoven e Bach, além de outros estilos musicais utlizados para iniciar o processo de sensibilização para a atividade.


O cenário inusitado faz parte da rotina de muitos moradores e freqüentadores do Hiléa, centro de vivência para a maturidade. Os alunos têm idades que variam de 60 a 93 anos, e, por perto, um artista atento para estimular às atividade do dia. No decorrer das aulas, o processo de criação dos trabalhos desenvolve o senso crítico e estético. Mais importante ainda, faz com que as pessoas percebam suas potencialidades e descubram habilidades, na maioria das vezes adormecidas ou desconhecidas, tomando contato assim com sua capacidade criadora e o adquirindo prazer pela arte.

“Eu não acredito que na escola eu não fazia nada de arte e hoje velha eu faço. Olho para minha pintura e pergunto pra mim: Será que foi eu que fiz? Eu sou boa ainda para alguma coisa. Aqui no atelier a gente ganha auto suficiência. Tenho percebido que na arte a gente usa a memória, a inteligência e isso tem sentido. “ - comenta uma das alunas do grupo, com 86 anos.


Outro caso que emociona médicos e visitantes é o de uma senhora de 86 anos que apesar dos problemas nas articulações que já afetaram as pernas e parte da mobilidade das mãos, participa ativamente das aulas e mergulha no processo criativo. Preocupa-se com as cores e as formas que serão utilizadas para desenvolver o trabalho, e naquele momento, suas as limitações lhe parecem secundárias.

A maior parte das aulas é feita com propostas específicas e os alunos ficam extremamente concentrados, surpreendendo por suas habilidades. Quando estão atuando, relembram a sua história de vida e, sobretudo, percebem que pode ser autores de seus trabalhos, enfrentando desafios do processo criativo, estimulando a escolha e mente como conseguinte.

A arte pode combater a depressão muitas vezes sentida pelas pessoas com Doença de Alzheimer. Um estudo realizado em Brighton na Inglaterra mostrou que metade dos pacientes com Alzheimer que participaram da pesquisa tiveram significativa melhora em seus sintomas.

Para ver as fotos clique aqui


UNESP - Rio Claro (SP)

O Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro implantou o "Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva de Idosos com Doença de Alzheimer" - PRO-CDA, envolvendo profissionais das áreas de educação física, medicina e fisioterapia, com o propósito de atenuar os efeitos da Doença de Alzheimer, especialmente os motores e os de comportamento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, além de contribuir para a redução do estresse dos familiares e cuidadores. As atividades do programa podem contribuir muito no tratamento médico, mas não o substituem.

Os familiares de pacientes com a Doença de Alzheimer interessados em participar do Programa deverão apresentar uma declaração emitida pelo médico que acompanha o paciente, especificando o diagnóstico de Doença de Alzheimer, e um parecer clínico sobre a possibilidade do paciente realizar atividades físicas adaptadas à sua condição clínica. Como parte do Programa, há uma avaliação inicial das funções mentais, como memória, raciocínio, capacidade de linguagem e de reconhecimento, entre outras, além da avaliação da capacidade motora do paciente, desenvolvida pela equipe responsável.

As atividades são realizadas regularmente às 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 17h às 18h, nas dependências do Departamento de Educação Física da UNESP, no Câmpus da Bela Vista - Rio Claro, sob orientação dos professores Sebastião Gobbi, Florindo Stella e José Luiz Riani Costa, e coordenadas pela mestranda Flávia Gomes de Melo Coelho.
Telefones para contato:
(19) 3526-4312
(19) 526-4337
(19) 8195-2309.

Alzheimer , apoio aos familiares e cuidadores.

O Grupo de apoio psicológico para familiares de Portadores de Alzheimer ou doenças similares localizado na Igreja Dom Bosco, fundado desde 2005 retorna as atividades a partir do 29/01/2009.

O que pode ajudar?

A grande arma no enfretamento da doença está ligada à informação, aceitação, associada à solidariedade. À medida que os familiares conhecem melhor a doença e sua evolução, percebem que não podem curar o seu familiar e que não é culpa sua o que está acontecendo.

Forma de atuação e Objetivo grupo

Em reuniões semanais, (todas às quintas feiras das 19:30 às 21:45 hs), sob coordenação da psicóloga Rosilene, o trabalho se constitui em: Orientação sobre os aspectos que envolve a doença de Alzheimer, apoio psicológico .

Os familiares cuidadores participantes expõem suas dúvidas e relatos, num diálogo aberto, em que todos opinam e trocam suas experiências.

Todas as informações são anotadas ou gravadas para fins de pesquisa.
Na última quinta feira de cada mês, o grupo recebe a visita de um profissional da área em questão, para falar sobre Alzheimer e suas demais interações.


Local: Igreja São João Bosco ( Dom Bosco)
Rua: Cerro corá 2101- Esquina com Pio XI - Alto de Pinheiros - São Paulo
Coordenação: Rosilene Alves de Souza Lima – Psicóloga Clínica – Mestre em Gerontologia pela PUCSP.
E-mail: roseslima@yahoo.Com.br
11)3021-3114 - 3023-4839- 2091-2723

Equipe participante
Coordenadora: Rosilene A Souza Lima - Psicóloga Clínica, mestra em gerontologia social, Diretora da Associação Brasileira de Alzheimer do estado de São Paulo.
Diretora Clínica da casa de repouso New Heaven.
Márcia Dourado – Psicóloga Clínica Especialista em terapia familiar.
Fabiana Satiro Diretora da Associação brasileira de Alzheimer do Estado de São Paulo e Coordenadora do Grupo de apoio para pacientes com Alzheimer em estágio inicial


Associação brasileira de Alzheimer do estado de São Paulo
www.abrazsp.com.br

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP