MUDAMOS DE ENDEREÇO

MUDAMOS DE ENDEREÇO
MUDAMOS DE ENDEREÇO TODAS AS POSTAGENS DAQUI, ESTÃO LÁ. ABRAÇOS E OBRIGADA. silvia masc

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Como um anjo!



A importância do sono.
Dormir é tão vital quanto comer e beber. Isso porque é durante o sono que o organismo armazena as informações na memória, organiza o aprendizado, repõe a energia gasta ao longo do dia e libera o hormônio do crescimento, responsável pela renovação celular. “É por essa razão que quem dorme mal tem dores no corpo, irritabilidade, alteração de humor e, a longo prazo, depressão, enfraquecimento dos ossos e maior predisposição a doenças”, diz o Dr. Luciano.

Os distúrbios do sono prejudicam até as curvas. Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, observaram que pessoas que dormem apenas quatro horas por dia apresentam 18% menos leptina, hormônio associado à saciedade, e 27% mais grelina, hormônio ligado à fome, do que quem dorme até dez horas. Ou seja, dormir mesmo acarreta em mais sensação de fome.

A boa notícia é que basta uma noite de sono reparador para que o corpo se recupere de outra maldormida. “Normalmente, recomendamos entre sete e oito horas de sono, mas isso não é regra, afinal tem gente que se satisfaz com cinco horas, enquanto outras precisam de dez. O que importa é acordar bem-disposto e não ter sonolência durante o dia”, afirma o neurologista.

Dicas para ter uma boa noite de sono

  • Exercícios físicos somente até três horas antes de dormir
O exercício te deixará agitada (o), o que prejudica a chegada do sono.

  • Nada de cafeína à noite
A substância, presente no café, nos refrigerantes à base de cola e nos chás escuros, como o mate e o preto, é estimulante. Dê preferência aos chás de camomila, erva-cidreira ou erva-doce ou ainda leite quente para embalar o sono.
  • Pegue leve no álcool
Apesar do drinque relaxar nos primeiros minutos, em pouco tempo ele leva à excitação por mais de três horas.
  • Faça um jantar leve
Para não ficar rolando de um lado para outro na cama, evite comer muita gordura e proteína. Eles demoram a ser digeridos, deixando a sensação de peso no estômago. Opte por uma sopa de legumes com croutons, por exemplo.
  • Tome um banho quente
O calor “solta” a musculatura e libera as tensões, principalmente se deixar a ducha cair sobre a nuca. Melhor ainda se a luz do banheiro ficar apagada e o ambiente iluminado apenas por velas.
  • Prepare um escalda-pés, mergulhe os pés por dez minutos numa bacia com água morna e uma colher de sopa de sal grosso ou de cozinha. Adicione cinco gotas de óleo essencial de lavanda, camomila ou bergamota diluídas em uma colher de sopa de óleo de canola. “Finalize o ritual calçando meias de algodão macias.
  • Arrume o quarto
Quanto mais escuro melhor, pois a luz bloqueia a melatonina, hormônio responsável por regular o sono. O computador e a tevê têm o mesmo efeito, portanto, nada de dormir com eles ligados. Tire também o despertador e o telefone, assim não corre o risco de “quebrar” o silêncio.
  • Vá para a cama sempre no mesmo horário
Assim, naturalmente, você vai desacelerar o ritmo e se preparar para dormir.
  • Toque o rosto
Para relaxar, esfregue rapidamente a palma de uma mão na outra e coloque-as sobre os olhos. Respire lentamente enquanto faz isso. Não há insônia que resista!

Fonte: Dr.Luciano Ribeiro Pinto é neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

PALESTRA GRATUITA DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER

No próximo dia 26 de Fevereiro, última quinta-feira do mês, a ABRAz - SP (Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares do Estado de São Paulo) promove um encontro gratuito com profissionais especializados para discutir sobre os benefícios da fisioterapia nos cuidados aos pacientes com Alzheimer e doença similares.

Atingindo cerca de 24,3 milhões da população mundial, a Doença de Alzheimer tem sua maior incidência em pessoas acima dos 65 anos. Com o impacto do diagnóstico, as famílias se deparam com questões que abalam a auto-estima, a segurança e a esperança.
A palestra gratuita e direcionada ás pessoas responsáveis por cuidar de pacientes com Alzheimer será ministrada pela fisioterapeuta Eliana Mayumi Kato , fisioterapeuta formada pela USP, especialista em gerontologia pela Unifesp, mestrado em neurologia pela USP e membro do grupo de neurologia cognitiva e comportamental e do CEREDIC do Hospital das Clinicas, abordará tópicos relacionados à atuação da fisioterapeuta nas demências.

O objetivo é promover a troca de experiência entre familiares de portadores de Alzheimer, além de esclarecer dúvidas freqüentes sobre o tratamento e os comportamentos desses pacientes com as especialistas palestrantes.

São muito produtivos estes encontros, auxiliam de maneira significativa no dia-a-dia do cuidador, considerando que há pouca divulgação sobre o tema. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2005 atendendo em torno de 400 familiares de portadores de Alzheimer.
Local: Igreja Dom Bosco
Rua Cerro Corá, 2101 – esquina com a Rua Pio XI – Alto de Pinheiros
Data: 26/02/2009 Horário: 19:30
Gratuito
Inscrição: (11) 3021-3114 ; (11) 6191-2723 ; 0800551906; no local.

  © Blogger template 'Perhentian' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP